Bem-vindos!

Ola, apresento-vos este blog relacionado com a disciplina Biologia e Geologia, a criação do blog foi uma proposta que nos foi feita pelo nosso Prof. José Salsa.

Aqui tambem estarão presentes noticias de última hora... como tambem algumas curiosidades sobre o tema.

Espero que gostem, e sobretudo que seja útil, comentem e ajudem-me a tornar este blog melhor...

Cumprimentos, Luis Pires.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O Nosso Sistema Solar


Formação
 Do Sistema Solar




   A Terra, que nos pode parecer grande, não é mais do que uma minúscula parte do Universo. Vivemos numa esfera colorida, bonita e única da qual dependemos, tal como os outros organismos vivos. 


Por isso, é importante conhecê-la, estimá-la e aprender a geri-la com sabedoria.












O sistema solar

O nosso sistema solar é constituído pelo Sol e por todos os corpos que gravitam em torno dele, isto é, planetas, asteróides e cometas.



Teoria da origem do sistema solar

Hoje considera-se que o Sol e os planetas do sistema solar evoluíram pelos mesmos processos e ao mesmo tempo que a Terra, há cerca de 4600 M.a.







Durante centenas de anos foram elaboradas teorias que procuraram explicar os factos então conhecidos. No entanto, nos últimos anos, os astrónomos aceitam a Teoria Nebular, como a hipótese mais plausível, embora com algumas alterações à Teoria Nebular original.





Reflexão: 

   Gostei muito desta temática, sempre tive um “fraquinho” pela Astronomia, … Aprendi também que a teoria nebular reformulada é coerente com grande parte dos factos observados…

Exemplo:
  •      Idade Idêntica para todos os corpos do sistema solar.
  •      Regularidade das órbitas planetárias (orbitas elípticas), a maioria é complanar, formando um disco à excessão de Plutão.
  •      Os Planetas descrevem órbitas no mesmo sentido, também como o movimento de rotação (embora o movimento de rotação de Vénus e Úrano não seja o mesmo dos restantes planetas).
  •       A densidade dos planetas mais próximos do Sol é superior á dos planetas mais afastados.
  •       Apesar de todos estes dados, ainda continuam a existir duvidas, como por exemplo, sobre a baixa velocidade de rotação do Sol, ou em relação ao sentido do movimento de rotação de Vénus e Úrano.


O sistema solar: planetas

Os planetas do sistema solar agrupam-se em três categorias:


Planetas (principais) - descrevem as suas órbitas diretamente em torno do Sol, têm um valor de massa suficiente para assumirem uma forma aproximadamente esférica e a vizinhança da sua órbita está livre da presença de outros objetos.


Planetas anões - descrevem as suas órbitas diretamente em torno do Sol, têm um valor de massa suficiente para assumirem uma forma aproximadamente esférica, a vizinhança da sua órbita não está livre da presença de outros objetos e não são satélites.

Planetas secundários ou satélites - descrevem translações em torno dos planetas principais.





O sistema solar: asteróides e cometas



   Os asteróides, classificados como pequenos corpos do Sistema Solar, gravitam em torno do Sol. Movem-se, geralmente, entre Marte e Júpiter.




   Os cometas , também classificados como pequenos corpos do Sistema Solar, são massas de reduzidas dimensões, se comparados com os planetas, e constituídos fundamentalmente por um núcleo rochoso envolvido por camadas de gelo e poeiras.








O sistema solar: meteoróides


Um meteoróide é matéria que gira ao redor do sol ou qualquer objecto, no espaço interplanetário, demasiado pequeno para ser chamado asteróide ou cometa. 

Quando penetram na atmosfera, os meteoróides dão origem aos meteoros que, ao atingirem a superfície da Terra, recebem o nome de meteoritos.





Reflexão: Iniciamos assim o estudo do sistema solar, exploramos e estudamos o mesmo, com a apresentação de alguns dos seus copos solares e suas características, realizamos também uma atividade prática com um programa/software "Stellarium"(A), o programa era muito bom, realista, com informações úteis, uma excelente capacidade de exploração do nosso sistema solar, sendo que a parte que gostei mais foram os desenhos das constelações (B)...


(A)
 (B)

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